O pré 2 da escola municipal Anita Trigueiro do Valle, durante todo mês de setembro vem trabalhando a arte popular através dos contos populares. Uma dessas histórias trabalhadas foi o livro: O casamento de Dona Baratinha adaptação de Kátia Medeiros e ilustração de Analice Uchôa. O pré 2 realizou a releitura do livro e as ilustrações e as professoras Viviane Vieira e Kalline, vendo o entusiasmo das crianças na confecção do livro, convidaram Analice Uchôa- a artista plástica, para lhes apresentar o trabalho realizado por eles. Aproveitando a oportunidade, Analice realizou uma oficina de artes neste dia 27/09, apresentando aos alunos um pouco da arte Naiff. Os alunos amaram conhecer o universo da artista que contou um pouco da sua história e trajetória artística.
Analice Uchôa é autodidata, em seus trabalhos, ela expõe a temática que contempla o universo da cultura popular, com ritos e mitos, festas e costumes, indo da cidade ao campo, relatando comportamentos, modos de vida e de expressão do povo nas suas manifestações originais. Atualmente, já é reconhecida como um expoente da pintura Naif, estilo com o qual sua obra identifica-se. Uma das características da artista é o uso de uma cor só no fundo das telas. O termo “Naif” significa a arte da pintura que se apresenta sem vínculos com a tradição erudita e convencional: é uma arte espontânea e popularesca com formas sempre figurativas e a utilização de cores vivas e puras. Em geral o artista Naif é autodidata e sua temática contempla o universo da cultura popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante. Participe!
Se identifique com com nome e turma antes de iniciar o comentário.
Os comentários deste blog serão moderados antes da publicação, portanto caso não apareça imediatamente no blog, aguarde que será publicado.
Só comente conteúdos relacionados ao conteúdo da postagem.